sexta-feira, 28 de maio de 2010

Apegos Mundanos são como Veneno


...
Apegos Mundanos são como Veneno

Todo dia, a qualquer hora, haverá mudanças ocorrendo em todos os objetos da criação.
Estas mudanças não são artificiais, não são imaginárias; são naturais e inerentes à própria natureza dos objetos.

Uma vez reconhecendo que o mundo é basicamente um palco para a contínua e natural ocorrência de mudanças, e que a mudança é inerente à própria natureza dos objetos do mundo; então você ficará livre do sofrimento. Qualquer um que compreenda que há uma toxina letal contida nas presas de uma cobra venenosa não chegará perto desta por acaso.

Caso você visse um escorpião se aproximando com sua cauda venenosa levantada, pronto para picar, você não iria se afastar? Somente uma criança pequena, inocente, ou uma pessoa totalmente ignorante chegaria perto, seria picado e morreria.

Você faz todo esforço para evitar uma criatura venenosa por saber de sua natureza prejudicial. Da mesma maneira, você faria todo esforço para evitar apegos mundanos caso conhecesse a natureza prejudicial destes.
O Senhor ensinou na Gita que, ao invés de passar por todos os sofrimentos que ocorrem com o desenvolvimento de apegos e depois ficar desiludido quando as mudanças inevitáveis começam a acontecer, seria muito melhor, desde o começo, permanecer desapegado das coisas e objetos do mundo. No entanto, agora, você planeja muitas coisas e se apega a tantas outras a fim de obter algumas alegrias a curto prazo.

Você se exaure pensando e planejando: "Eu devo fazer isto, eu devo fazer aquilo" ou "Eu devo fazer isto ao invés daquilo" e se envolve em projetos e atividades incontáveis. Contudo, você terá que sofrer as conseqüências de todas estas ações no futuro.

As sementes que você plantou por meio de suas ações irão amadurecer e você colherá a safra dessas sementes. Se a semente é de um tipo, você não pode esperar receber o resultado correspondente a um tipo diferente.
Quaisquer atos em que você tenha se engajado, os frutos correspondentes serão dados a você na forma de uma guirlanda invisível que se encontra pendurada em seu pescoço.

Quando você nasce do ventre de sua mãe, nenhuma guirlanda pode ser vista. Nenhuma guirlanda de pérolas nem de pedras preciosas, nenhum colar de ouro será visível ao redor de seu pescoço. Não obstante, há certamente uma guirlanda lá. Essa guirlanda é composta das conseqüências de suas ações passadas que você executou em seus nascimentos anteriores. Apesar de não ser vista pelos olhos físicos, essa guirlanda dada a você pelo Criador irá adornar seu pescoço.
A pessoa que reconhece a verdade de que para cada ação haverá uma conseqüência resultante acolherá somente boas atividades e passará a vida se engajando apenas em ações que irão lhe render bons resultados. Isto foi ensinado pela Gita como um exercício espiritual de particular importância para os devotos.

Este conduz, finalmente, ao desenvolvimento da indiferença e ao desapego às coisas do mundo; e resulta na aquisição da verdadeira sabedoria. Eis aqui um exemplo que ilustra esta natureza ilusória do mundo e o desapego que você deve ter por este.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial