Gentem! rsPilates é algo muito mais que maravilhoso! Eu já fiz (Mat e Studio), garanto que é a oitava maravilha do mundo e estou em breve retornando para esta atividade. No Pilates interagimos com exercícios de solo,elásticos, bolas, aparelhos que te puxam,esticam,lançam,alinham! Sincronizamos todo nosso corpo de acordo com a respiração e movimentos.Resultado: nos devolve uma LEVEZA sem comparações.
Meu atual sonho de consumo? Um studio de Pilates em casa rsrsrss Pilates = Coluna saudável “10 sessions to feel the difference, 20 sessions to see the difference, and 30 sessions to a brand new body.”
-Joseph PilatesPra quem ainda não conhece, deixo algumas informações básicas aqui:Pilates é um sistema de baixo impacto, um exercício que trabalha para fortalecer e alongar os músculos sem adicionar volume ao corpo. Ela envolve uma série de movimentos, alguns realizados com a ajuda de equipamentos que melhoram o controle da resistência, fortalece os músculos abdominais internos e melhora a flexibilidade. Pilates trabalha com o ritmo da respiração, tornando-se a mente treinada e o corpo tonificado.
História
Joseph Pilates
desenvolveu o sistema em 1920, e os pacientes tratados na Primeira Guerra Mundial por fraudes em equipamentos de resistência aos leitos hospitalares.
Em 1926, Joseph Pilates se mudou para Nova York com sua mulher, Clara, e abriu um estúdio perto do New York City Ballet.
Logo, ele criou um método para os dançarinos, para a sua capacidade de criar músculos longos, magro e um físico forte, e racionalizado.
Princípios do Pilates
Há vários princípios que define a prática do Pilates:
Controle / Precisão - Pilates incentiva os movimentos exatos, precisa ter qualidade de movimento.
Estabilização - O corpo é seguramente estabilizado antes de executar as posturas.
Centrando - Incentiva o foco mental que acalma a mente. Todo o movimento é iniciado a partir do tronco, e irradia para as pernas.
Respiração - Todos os movimentos estão integrados com a respiração diafragmática profunda.
Alinhamento - O corpo está alinhado com a cabeça, pescoço e coluna vertebral até os dedos dos pés.
Fluidez - Todos os exercícios são realizados em um estilo fluido e contínuo, ao invés de focar na repetição.
Integração - Todos os grupos musculares são integrados ao trabalho, apoiados pelo núcleo.
MÚSCULOS, MAS SEM VOLUME:
O pilates não substitui a musculação e vice-versa. Mas quem faz pilates se sente mais bem preparado física e mentalmente para qualquer atividade comum do dia a dia, a prática de esportes, e ainda protegido contra lesões. O pilates valoriza a qualidade do movimento, não a quantidade, diz a fisioterapeuta Soraya Simonelli, do Espaço Interno, no Leblon, e que trabalha com o método há dez anos. A técnica confere tônus muscular pois trabalha com exercícios de resistência, com carga, que pode ser o próprio peso, como nas séries no solo, ou a resistência das molas dos aparelhos. Há também pequenos acessórios (elásticos, bolas, bosu etc) que exercem essa função. Mas sem excessos, sem priorizar uma parte do corpo em detrimento de outra. O Pilates visa ao equilíbrio entre o tônus e o alongamento, mantendo a elasticidade e a amplitude dos movimentos. O professor Junior Carvalho, do The Pilates Studio Ipanema, concorda e diz que o pilates deixa o corpo seco e durinho. Mas não espere um tônus de quem pratica treinamento de força.
PREVENÇÃO DE LESÕES:
O pilates fortalece a musculatura mais profunda, o core, a área do tronco e da pelve envolvida na estabilização da coluna; que não é o foco da musculação. O core bem trabalhado previne lesões, explica Soraya. Ela acrescenta que para fortalecer e definir o abdômen não é preciso se acabar em séries de dezenas de abdominais. E que poucas repetições com alto grau de qualidade são suficientes para trabalhar essa região.
MELHOR CONCENTRAÇÃO:
É verdade que o pilates treina a concentração. Como os exercícios no solo e nos aparelhos exigem grande concentração, o treino termina sendo bom para o dia a dia e no trabalho.
ALÍVIO DE DORES:
A técnica previne e trata dores, além de corrigir desvios posturais acentuados, como hiperlordose e hipercifose (a corcunda). Um dos motivos, é que o indivíduo aprende a corrigir sua postura, a tirar o peso dos calcanhares e da coluna, levando-o mais a frente, mudando seu centro de gravidade para o abdômen. Até mesmo nos casos de hérnia de disco há benefícios, desde que o médico libere. Os praticantes sentem grande alívio de sintomas e ganham mobilidade. Nas situações mais graves, combinam-se outras técnicas de fisioterapia.
BAIXO RISCO:
Apesar do esforço, o pilates tem baixo risco de acidentes e lesões na execução do exercícios. Tanto que ele é indicado para gestantes, pois quase não há impacto nos movimentos e se trabalha muito a musculatura abdominal e pélvica, o que ajuda a preparar para o parto. E após o nascimento do bebê o método ajuda a recuperar e reativar a musculatura, comenta Soraya, que já teve alunas que fizeram aula até o dia do parto e retornaram pouco tempo depois. O Pilates não tem contra indicações desde que a pessoa esteja apta a praticá-lo. Porém alerta que nem todos se adaptam ao método porque os exercícios são executados lentamente num ambiente tranquilo. O ideal é associar a outras atividades para melhor condicionamento.
O segredo para a coluna saudável? Fazer pilates.
PILATES:
FITNESS OU TERAPIA?
O PILATES é muito mais do que uma alternativa para livrar o corpo da flacidez e deixar a barriga definida.
Os exercícios com bola e aparelhos que utilizam molas e cordas também são indicados para melhorar a capacidade respiratória e desenvolver músculos que suportam a coluna.
Dá mesmo para esculpir o corpo, melhorar o estilo de vida e controlar dores crônicas porque o praticante ganha flexibilidade, força e alinhamento Postural. O bem- estar aparece logo após a primeira sessão porque o corpo responde rapidamente aos estímulos de Reeducação Postural”.
O ponto chave dos exercícios é o trabalho focado no abdome, que prejudica os grupos musculares quando está desalinhado, ou seja, flácido. Entre as patologias que podem ser tratadas, estão: Problemas de coluna, fibromialgia, Dort (Distúrbios Ósteomusculares Relacionados ao Trabalho), fadiga crônica, distúrbios respiratórios, hérnia de disco e artrose.
Para iniciar uma terapia através de PILATES, é preciso passar por uma avaliação clínica, capaz de identificar se existem restrições aos movimentos.
As aulas podem ser individualizas ou em grupos (no máximo 3 pessoas) e são capazes de prevenir problemas nas articulações dos joelhos e dos ombros, além de ajudar na recuperação de contusões musculares.
Sem falar que os exercícios funcionam como uma injeção de ânimo. A modalidade diminui a tensão mental e aumenta o nível de concentração.
As aulas de PILATES melhoram o tônus muscular, dão um basta no estresse e promovem o estado geral da saúde.
Marie Etienne
Instrutora de Pilates
Como é o método Pilates?
O método Pilates consiste em mais de 500 exercícios utilizando 9 aparelhos com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo. Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos. Muitos exercícios são baseados no Hatha Yoga, respiração profunda, meditação e exercícios gregos e romanos. BENEFÍCIOS PARA CORPO E MENTE
Em busca de qualidade de vida e boa forma física, o Pilates é uma ótima opção para integrar corpo e mente com movimentos inteligentes.
Criado na década de 1920 pelo alemão Joseph Humbertus Pilates, o método é composto por uma série de exercícios que desenvolve corpos fortes, alongados e flexíveis e beneficia a mobilidade articular, o controle corporal, a coordenação motora, a flexibilidade, o tônus muscular, além de aliviar as tensões.
Baseado em seis princípios que envolvem concentração, respiração, alinhamento, controle de centro e eficiência de movimento, o Pilates proporciona ao ser humano um melhor conhecimento de seu corpo.
RECOMENDADO
O método é recomendado para pessoas que desjam realizar uma atividade física mais dirigida com correções mecano-posturais; melhora da flexibilidade, tônus e força muscular, aliviar tensões e dores, além de ser um ótimo método para melhorar a qualidade de vida. É uma grande saída para pacientes que não podem realizar atividades de impacto.
Aparelhos e solo
São livres de impacto e respeitam a individualidade de cada paciente. Pode ser feita em aparelhos que servem para posicionar os alunos iniciantes e, ao mesmo tempo, desafia os experientes.
Força do Abdome
A base do método é acionar o centro de força composto pelos músculos do abdome e da região lombar. O centro de força permanece em contração dando sustentação para a movimentação solta, fluída das pernas e braços, sempre com a respiração adequada (correta).
Resultados
Logo de início pode se sentir a diferença na flexibilidade, força abdominal e respiração. Em três meses os músculos estão mais definidos e o condicionamento físico tem uma melhora significativa. Os corpos ficam fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes e leves.
Esculpindo o corpo
Baseado no conhecimento da anatomia humana, Pilates melhora a postura do praticante e seu condicionamento físico, fortalece os músculos, alivia dores e tensões músculo esqueléticas e melhora a flexibilidade e mobilidade articular.
É diferente de qualquer outra terapia corporal, sendo realizado em um ambiente tranquilo e relaxante.
Os benefícios do método são atingidos rapidamente, pois o trabalho é feito com assistência ou contra resistência de molas, que variam de tensões ou mesmo contra a gravidade desenvolvendo assim, músculos saudáveis e sem riscos de lesões.
Sob a orientação de um fisioterapeuta especializado, a postura pode ser perfeitamente realinhada, enquanto todo o corpo é trabalhado e tonificado.
As aulas podem ser realizadas de maneira individual ou em grupo e o programa é planejado com base na avaliação feita no paciente respeitando sua individualidade, pois temos hábitos e potenciais diferentes.
2 Comentários:
Muito Lindo isto, ANABIA.
Vc é sensível e inteligente. Parabéns por aquele MINUTO DE SABEDORIA tb, pois as pessoas só apelam, pedem , imploram mas se esquecem invariavelmente de agradecer.
Bjs e ótimo Findi.
Obrigado pelo carinho amigo Nelson! De fato, a gratidão deveria permear nosso dia a dia, a cada respiração,pois se as pessoas soubessem o poder que a própria gratidão nos confere!
Beijos amigo.
Bom domingo!
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial