sábado, 29 de maio de 2010

Aromaterapia - AMOO!


...
Uma casa perfumada com um cheirinho gostoso no ar nos dá uma sensação de conforto, paz e bem-estar. As pessoas que se dedicam à aromaterapia dizem que os aromas tem grande poder sobre o cérebro humano e ajudam a combater problemas físicos e emocionais.

A Aromaterapia é uma técnica de terapia que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas com o objetivo de promover o equilíbrio mental e energético do ser humano.



Aromaterapia é a ciência e também a arte da terapêutica por meio da utilização de substâncias aromáticas naturais - os óleos essenciais.

Os aromas (que podem ser naturais ou sintéticos) são derivados dos óleos essenciais, substâncias naturais presentes nas plantas. Essas substâncias estão presentes nas flores, folhas, cascas, raízes e sementes.


Você pode aromatizar seu ambiente de várias formas: incensos, sprays, aromatizadores, velas. Basta você escolher a forma mais prática e que lhe agrada mais.

Por serem mais baratas, as essências são mais populares. As sintéticas são feitas em laboratório, já os óleos essenciais são extratos puros das flores e plantas.





Se a idéia é apenas deixar no ar um cheirinho gostoso, a essência é uma boa opção. Os difusores aquecem a essência e espalham seu aroma puro no ambiente. Já as velas aromáticas são ótimas para perfumar e decorar ambientes menores. As varetas de bambu ou madeira, que ficam mergulhadas em frascos de vidro com uma fórmula que leva óleo essencial, duram cerca de 60 dias.






..  
AROMATERAPIA

Aromaterapia é uma técnica milenar que utiliza o uso terapêutico do aroma das flores, frutas e outras partes da planta, extraindo delas sua parte mais sutil, a ESSÊNCIA, que atua diretamente sobre a harmonia das três esferas do corpo humano: mental, físico e emocional.

O olfato é o único sentido que tem ligação direta com o centro primitivo do cérebro, responsável pelas nossas emoções.

Quando cheiramos uma fragrância agradável, imediatamente há uma elevação espiritual, uma compensação emocional. O aroma predispõe ao sono, a atividade, ao repouso, criatividade, sensualidade, raciocínio etc.

Aromaterapia é feita com essências e óleos essências.

A diferença entre eles é que as essências são produzidas sinteticamente em laboratório e os óleos essências são extraídos diretamente da natureza, possuem propriedades terapêuticas e possuem preços mais elevados devido sua alta concentração.

Os OE (óleos essências), constituem as partes voláteis da planta que se liberam mediante um processo de destilação a vapor das folhas, flores, madeiras, caules, cascas ou sementes. Os OE contem vitaminas, hormônios, antibióticos e agem como anti-sépticos, estimulantes, calmantes, etc. Sua utilização pode ser feita pela ação direta em massagens, banhos, compressas, ou pela ação indireta, na aromatização de ambientes, vaporização e sauna. Também pode ser utilizado como repelente de inseto.

Existem dois tipos de OE: puros ou diluídos, o óleo puro, deve ser previamente diluído em óleos carreadores , antes de ser usado sobre a pele, pois caso contrario pode provocar alergias, dermatites ou ate queimaduras na pele. Os OE cítricos mancham a pele se houver exposição ao sol após seu uso (convém evitá-los). As gestantes, os hipertensos, crianças com menos de 2 anos e os epilépticos, devem consultar seu medico antes de utilizá-los.

Como agem: os OE tem grande capacidade de absorção pela pele e rapidamente penetram as suas diversas camadas até alcançar a circulação. São completamente absorvidos pela pele num período que varia de 60 a 120 minutos, e sua ação é prolongada.

As moléculas aromáticas dispersas no ar, alem de terem suas propriedades anti-sépticas, bactericidas, desodorizantes, ativam nosso centro olfativo, que agindo diretamente nos centros emocionais de uma forma sutil, afetam os sentidos e estados de espírito; relaxando ou revigorando, excitando ou acalmando, ajudando a afastar a depressão e o stress.

Um dos aspectos mais apreciados no uso da aromaterapia é o fato de que ela dá a pessoa muito mais controle sobre sua vida. A saúde é evidentemente o maior bem, e os óleos essenciais dizem respeito sobretudo à manutenção da saúde e do bem-estar, É exatamente por serem práticos e eficazes que as pessoas de todo o mundo apelam para eles nas horas de dificuldades ou para o puro deleite. Aí vão algumas dicas para o uso caseiro da arte da aromaterapia:

Massagens: Óleos essenciais devem ser diluídos em óleos carreadores, (óleo de girassol, óleo de amêndoa doce, óleo de semente de uva), estes óleos nada mais são do que óleos vegetais que atuam como veículos para que os óleos essenciais penetrem mais profundamente na pele.

Banho de chuveiro: Lave-se normalmente. Ponha de uma a duas gotas em uma esponja molhada e passe pelo corpo sob chuveiro aberto, evitando o rosto e áreas delicadas.

Banho de banheira: Prepare a banheira como costuma fazer, acrescente na água, não muito quente, até no máximo oito gotas de óleo e mexa rapidamente. Conserve a porta do banheiro fechada para manter o aroma no ar.

Hidromassagem: Acrescente até no máximo quinze gotas de óleo na água, não muito quente e não demore a entrar.

Um sache caseiro: De óleo essencial calmante ou estimulante, para ser pendurado no guarda roupa significa puro prazer, basta um pequeno pedaço de pano, uma fita e algodão molhado em óleo essencial, faça um sache e pendure no armário.

Velas comuns: Deixe queimar a vela até formar uma “ilha” de parafina derretida ao redor da chama. Apague a vela e logo em seguida, pingue algumas gotas do óleo de sua preferência, reacendendo a vela.(nunca coloque com a vela acesa)

Flores de seda: Podem ficar apaixonadamente perfumadas, basta abrir completamente a flor e colocar o óleo bem no centro. Feche a flor novamente com um elástico, abrindo no dia seguinte.

Roupas de cama podem ser perfumadas com aromas calmantes ou afrodisíacos, para isto, coloque algumas gotas (3- 4 gotas) na sua máquina de lavar. De preferência secar estas roupas no abrigo do calor intenso.

Papéis de carta e envelopes Absorvem muito bem óleos essenciais diluídos em álcool. Ou ainda, pingue uma ou duas gotas num lenço de papel e coloque-o na sua caixa de papéis. Após alguns dias, eles terão o aroma que você escolheu.

Cada Óleo Essencial tem uma função benéfica e pode ser usado como recurso coadjuvante em vários tipos de tratamento, eis ai alguns deles.



ÓLEOS   - USO:

ALECRIM: Reumatismo, artrite, gota, dores de cabeça, fadiga, asma, sinusite, catarro, digestivo, tônico, ativador da memória, anti-séptico. Aroma quente, refrescante e estimulante.

ALFAZEMA: Tônico geral, estimula a memória, combate a tristeza, ansiedade, fadiga, trata sinusite.

ALMÍSCAR: Afrodisíaco

ARRUDA: Estimulante do 2º. chacra, alivia ansiedade, dor de cabeça, stress e ajuda no relaxamento.

BERGAMOTA: Aroma cítrico contra stress, cistite, resfriado, depressão, ansiedade, perda de apetite. Nunca use antes de tomar sol.

CAMOMILA: Usado para depressão, irritabilidade, insônia, angústia e Dermatites. Aroma quente e doce. Não use se for dirigir.

CÂNFORA: Analgésico, estimulante da circulação, antinflamatório e descongestionante, calmante e anti-depressivo.

CEDRO: Anti-séptico, fungicida, estimulante do sistema nervoso, abre a mente a outras formas de percepção, facilita a meditação e o relaxamento, elimina o medo e a tensão nervosa.

CITRONELA: Repelente natural contra insetos

CRAVO: Limpa energeticamente o ambiente, dissolve mágoas, é antidepressivo e afrodisíaco.

ERVA-DOCE: Relaxante, ajuda nos problema de frigidez e impotência.

EUCALIPTO: Relaxante, expectorante, repelente contra insetos, aumenta a concentração e o equilíbrio das emoções , trata asma, tosse e bronquite. antitérmico, bactericida, cicatrizante e desintoxicante.Auxilia a concentração, equilibra as emoções.
Muito útil em banhos e inalações. Ótimo para sinusite, catarro, dores musculares, febre, artrite.

GERÂNIO: Anti-diabético, diurético , cicatrizante, calmante, antidepressivo.

HORTELÃ: Aumenta atenção, é descongestionante e digestivo.

HORTELÃ-PIMENTA- Aroma agradável, fresco e animador, dores musculares, bronquite, febre, catarro, fadiga. Não use juntamente com medicação homeopática, nem durante a gravidez.

JASMIM: Doenças psicossomáticas, ajuda a dar sensação de otimismo, autoconfiança e combate medo e depressão e ajuda no rejuvenescimento.

LAVANDA: Aroma fresco e floral, afasta energias negativas, purifica o ambiente, é relaxante, analgésico, bactericida, cicatrizante , desintoxicante, antidepressivo, calmante, atua nas dores de cabeça, enxaqueca, depressão, TPM, insônia, mordidas de inseto, gripe, reumatismo, artrite, cólicas.

LARANJA: Digestivo, tonificante estimulante linfático, antidepressivo, anti-stress e energético

LIMÃO: Estimula concentração, ajuda no tratamento do reumatismo, antiesclerótico, bactericida e estimulante da leucocitose.

MANGERICÃO: Aroma doce, contra fadiga mental e associadas a dores de cabeça e insônia. Nunca use durante a gravidez.

MANGERONA: Analgésico, hipotensor e sedativo. Usado no tratamento das doenças psicossomáticas.

MENTA: Eficaz contra enjôo, enxaqueca, aumenta memória e concentração, anti-séptico, adstringente, digestivo, refrescante,
antidepressivo e estimulante do sistema nervoso.

NEROLI (flor de laranjeira): Antiespasmódico, anti-depressivo, anti-stress, calmante e afrodisíaco.

PATCHULI: Aroma picante e prolongado, energizante, antidepressivo e afrodisíaco.

PIMENTA DO REINO: Aroma quente e agradável, para dores musculares, contra equimose, artrite . Use moderadamente.

PINUS: Anti-séptico, balsâmico, expectorante e descongestionante anti-fadiga, refrescante e relaxante.

ROSA: Ativa o chacra cardíaco despertando o sentimento de amor, paciência, compaixão, combate insônia, stress e depressão, bactericida, depurativo e afrodisíaco.

SALVIA: Aroma doce, relaxante, antidepressivo, enxaqueca e asma, dores musculares, tensão nervosa. Não use se for dirigir.

SÂNDALO: Antidepressivo, tônico, afrodisíaco, anti-séptico, diurético, anti-stress.

TANGERINA: Digestivo, estimulante linfático, sedativo e afrodisíaco

TEA-TREE: Aroma quente e picante uso anti-séptico, acne, tosse, febre e gripe.

TOMILHO: Estimulante da circulação, sistema gênito-urinário, pulmões, intestinos, anti-séptico. Estimula a energia vital.

VETIVER: Tonificante vascular, bom em casos de artrite anti-depressivo e estimulante.

YLANG-YLANG: Hipotensor, diminui a hiperpnéia e a taquicardia, afrodisíaco, relaxante, anti-stress e anti-depressivo

Mais informações:
As essências, não tem poder curativo, porem psicologicamente, através do aroma, atua em nosso estado de espírito. Podemos usá-las em perfumes, incenso, sabonetes, spray aromatizante, aromatizadores, etc. Assim como os óleos essências, cada essência tem sua função especifica, e ai vão algumas:


ACACIA: Proporciona maior força física, estimula a busca espiritual e aumenta a autoconfiança. Quando usado antes de dormir diminue a incidência de pesadelos.

ALECRIM: Ajuda a superar os problemas afetivos, o cansaço, o desânimo, a tristeza , destrói o ódio, afasta o medo, é ótimo para combater a fadiga mental, é estimulante, aumenta a força, coragem, inspiração, disposição e a autoconfiança, melhora o humor, é energético natural para dores musculares Limpeza de ambientes. Combate à depressão e ajuda nos casos de enxaqueca.

ALFAZEMA: Afasta o medo, a insegurança, ajuda a equilibrar as emoções, supera as desilusões, permite raciocinar com maior clareza e serenidade, estimula o sistema nervoso deixando as pessoas mais calmas, é ótimo purificador contra mau olhado, atrai a paz, é bom para pessoas sensíveis a odores e para crianças. A essência de flores ou folhas de alfazema são muito empregadas em banhos relaxantes por possuir propriedades calmantes.

ALMÍSCAR: Ligado a sexualidade, é ideal para ser usado durante os encontros amorosos, atrativo para negócios com sucesso, comando, força.

ALOE VERA: Age como calmante para o stress mental, restaura a energia e a resistência.

AMBAR: Aumenta o senso de responsabilidade, estimula a sexualidade e favorece a saúde e a força física. É ótimo para quem esta fazendo qualquer tratamento de saúde.

ANGELICA: Estimula a fé e permite desenvolver qualidades como a generosidade, a compreensão e a tolerância. Usado a noite, garante um sono muito mais tranqüilo.

ARRUDA: Ajuda a eliminar as energias negativas e afasta as vibrações das doenças, da angustia. É indicado para pessoas que sentem medos inexplicáveis. Alivia dor de cabeça, Afasta mau olhado e reumatismo.

BALSAMO: Combate asma, tosses, bronquite e rouquidão.

BAUNILHA: Fortifica o sistema nervoso, alivia a tensão, faz retornar o bem estar e a tranqüilidade, é tonificante e estimulante sexual.

BENJOIM: Proporciona sentimentos de generosidade e compaixão, favorece as atividades intelectuais, a criatividade, é ótimo para quem vai prestar exames ou concurso. Age favoravelmente sobre os pulmões como expectorante

CALENDULA: Equilibra a falta de concentração, facilita e ajuda a melhorar a sensibilidade nos diálogos, aumenta a capacidade de memória, calmante, tranqüilizante, melhora a compreensão.

CAMOMILA: Estimula a pratica da oração, da meditação o bom senso e a tranqüilidade, ajuda a Ter mais disciplina e objetividade no dia a dia, na falta de reconhecimento dos próprios erros, vaidade, remorso, reações agressivas e rancor. Usada no local de trabalho, contribui para apaziguar os ânimos, promovendo o entendimento e a compreensão entre os colegas.

CANELA: Ajuda a controlar a agressividade, regulariza o apetite, aumenta a autoconfiança o amor próprio, reequilibra o organismo, pode ser usado como afrodisíaco, promove o sentimento de inspiração, proteção, consagração e sabedoria. Melhora a saúde, anti-séptico, estimulante cardíaco e pulmonar . ( NÃO DEVE SER USADO NA PELE ).

CÂNFORA: Limpeza energética, melhora o equilíbrio psicológico, dilata os alvéolos pulmonares, facilitando os processos de desintoxicação.

CEDRO: Purifica o ambiente, proporciona força física, estimula a sensualidade e atrai paz e harmonia. É ótimo para afastar o medo,e a insegurança, é próprio para concentração, proporciona boa memória, estimula a autoconfiança, combate a tristeza e dá energia.

CRAVO: Ajuda a atrair prosperidade, afasta forças negativas, fofocas. Aumenta a resistência contra doenças, estimula o sono, apetite, memória e sistema respiratório; ideal para quem precisa da voz como professores e cantores. Faz aflorar o desejo sexual, usado antes de fazer amor, permite que você e seu parceiro liberem o desejo e as emoções. ( NÃO DEVE SER USADO NA PELE).

CRISTAL: Ótimo para limpeza de ambientes, excelente para ser usado após brigas e discussões.

DAMA DA NOITE: Amor, sensualidade e afrodisíaco.

ERVA DOCE: É considerada a essência da longevidade, transmite força, coragem, confiança, fertilidade, amor. Contra cãibras e cólicas.

ESPIRITUAL: Meditação auxilia na evolução espiritual.

EUCALIPTO: Calmante, Auxilia nos problemas respiratórios, ajuda a combater a sinusite, bronquite, tosse e rinite. Essa essência transmite liberdade. É indicado para pessoas que estão com sentimento de culpa, peso ou com obrigações. Melhora o estado emocional. Útil também como repelente de insetos.

FLOR DO CAMPO: Harmonização Interior e com o Cosmo. Ótimos para crianças.


FLOR DE LARANJEIRA: No tratamento das palpitações, histeria, insônia, tensão nervosa. Equilibra as emoções em geral; é sedativo, anti-depressivo A flor de laranjeira estimula a sensualidade, criando um clima de envolvimento e romantismo.

HORTELÃ: Aroma forte e refrescante, eficaz no alivio das dores de cabeça, gripes e resfriados, é analgésico. As folhas possuem propriedades refrescantes e adstringentes, três gotas da essência ou algumas folhas no banho de imersão dará novo ânimo e disposição para realizar as suas tarefas.

JASMIM: Promove a descontração o otimismo, aumenta a resistência física, combate o stress. Desperta o desejo sexual, melhora o estado de espirito promovendo a harmonia, calma e relaxamento. Indicado para doenças psicossomáticas produz sensação de otimismo, confiança e euforia.

LARANJA: Boa sorte, felicidade e prosperidade. (NÃO DEVE SER USADO NA PELE).

LAVANDA: Tonificante do sistema nervoso estimula os centros psíquicos elevando e equilibrando os sentimentos. Possui ação refrescante, relaxante, calmante, auxilia nos casos de insônia, tristeza, e preocupações, estimulante do cérebro, anti-depressivo, diminui a energia quando há agitação; Tem ação cicatrizante , analgésico , é eficiente também contra doenças dos pulmões e do aparelho genital.

LIRIO: Calmante e alivia dor, também usado para sonhos proféticos.

LIMÃO: Ajuda a equilibrar as emoções, estimula a fé e se mostra eficaz no combate as doenças físicas, principalmente do aparelho digestivo. Possui propriedades que estimulam e facilitam a concentração e a criatividade. É muito útil na purificação de ambientes e no combate as energias negativas. Deve ser usado sempre que você se sentir triste ou desenergizada. (NÃO DEVE SER USADO NA PELE)

LÓTUS: Favorece a amizade e espiritualidade, estimula a sensibilidade, o amor, a criatividade. Ajuda a superar lembranças negativas e aumenta a autoconfiança. Você deve usá-lo sempre que estiver com duvidas ou receios.

MAÇÃ Ótimo para pessoas que fazem trabalhos intelectuais, pois clareia as idéias e melhora a memória e o raciocínio.

MAÇÃ VERDE: Paz e elevação das energias do ambiente. Amor e boa sorte.

MADEIRA DO ORIENTE: Proteção e prosperidade. Aumenta a glória individual e o vigor.

MIRRA: Alem de servir para eliminar as energias negativas do ambiente, é um importante auxiliar nos casos de inflamações, insônia, estimula a intuição, a memória e a capacidade de raciocínio. Alem disso favorece a prática da oração e todas as atividades espirituais.

MORANGO: Amor, beleza e fertilidade. Refresca a atmosfera tensa.

MUSK: Desenvolve a coragem, o autocontrole e a disciplina. É um poderoso estimulante sexual; alem de beneficiar a saúde física e aumentar o poder de sedução feminino.

ÓPIUM: Afasta a tristeza, a negatividade e acalma os ânimos. Refaz o sistema depois de um susto.

ORQUIDEA: Permite superar os medos e dizer adeus a insegurança. É muito útil na purificação de qualquer ambiente; também ajuda a entrar em meditação e a orar com fé e devoção. Afrodisíaco, calmante e favorece o estudo.

PATCHOULY: Tonificante, auxilia nos casos de doenças causadas por inflamações e infecções. Favorece os negócios, estimula o bom senso, a objetividade, afasta o medo, a ansiedade e a raiva. Quando usado à noite pelas mulheres, oferece um beneficio adicional; intensifica seu poder de sedução.

PINHO: Auxilia no tratamento da bronquite, sinusite, insônia, expectorante, descongestionante, e auxilia na baixa de imunidade.

PITANGA: Eleva as vibrações do ambiente.

PÊSSEGO: Fazer novas amizades e harmonização. Calmante geral. Provoca nas pessoas uma sensação de alegria.

RAÍZES MÁGICAS: Clarividência, consagração, desenvolvimento e crescimento psíquico. Proporciona paz de espirito.

ROSAS: Harmonia, longevidade, paz, tranqüilidade e casamentos. Ajuda no despertar da fé e renovação espiritual, Possui propriedades adstringentes e depurativa. Estimula a serenidade e atitudes pacificas. Seu aroma traz bem-estar e auxiliam no desgaste físico e stress mental. Atua sobre o fígado e o aparelho circulatório, é também indicado para problemas de hipertensão, insônia e dores de cabeça.

ROSA BRANCA: Proporciona serenidade, lucidez , intuição aguçada e combate a insônia. Ajuda a decifrar mistérios e enigmas. Permite vencer a insegurança e o egoísmo.

ROSA VERMELHA: Ajuda a controlar a impulsividade e o comportamento explosivo. Estimula a sensibilidade e a fé, favorece as reconciliações.

SÁLVIA: Relaxamento profundo. Ajuda a melhorar a auto estima, eliminar o egoísmo, a insegurança e o stress.

SÂNDALO: Estimula os poderes sensoriais e espirituais, purifica o ambiente e favorece o amor e o erotismo, harmoniza o espírito trazendo paz. É anti- depressivo e bom para meditação, aumenta a resistência física. Usado antes de dormir permite Ter sonhos esclarecedores.

VERBENA: É indicado aos casais que querem ter filhos, pois estimula a fertilidade. Também favorece o entendimento e a harmonia familiar. Melhora a voz, pois atua diretamente sobre a garganta, faringe e a tireóide. É excelente para prevenir gripes e resfriados. Induz ao descanso e sono. Afugentam maus espíritos, evita pesadelos.

VETIVER: Ótimo para colocar em lugares que circulam muitas pessoas. Afasta más influências.

VIOLETA: Diminue a agressividade e também atua como expectorante e tonificante. Beneficia a saúde física, ajuda a desenvolver a auto-estima e elimina o orgulho e o egoísmo. Estimula sentimentos e idéias elevadas. Ajuda a superar o ciúme, a inveja e a possessividade. Desenvolve a criatividade e a liberdade de expressão. Equilibra o emocional depois de choques e traumas. Calmante para pessoas aborrecidas ou irritadas. Fidelidade, gentileza, transmutação e paz.

YLANG YLANG : Tranqüiliza os medos, raiva, pânico e ansiedade. É uma essência sensual, desperta os sentidos, estimulando a busca do prazer. Acalma os sentimentos de culpa, de preocupação, leva a um estado de relaxamento e bem estar.




A Aromaterapia é recomendada para mulheres grávidas?


Sim. Mulheres grávidas podem se beneficiar da aromaterapia.
O óleo essencial de lavanda é recomendado para períodos de enjôo e mal estar durante a gestação, ajudando a manter a estabilidade emocional em caso de nervosismo e estresse. Nessa fase o ideal é aproveitar banhos mornos com o uso do shower gel e da loção corporal relaxante d’Arôme. Inspire lentamente e libere suas tensões.



Quais óleos essenciais não são recomendados para mulheres grávidas?
Existem alguns óleos essenciais que devem ser utilizados em proporções mínimas ou mesmo ter seu uso suspenso durante a gestação, sendo ideal um acompanhamento médico apropriado.
Em caso de gravidez evite o uso dos óleos essenciais a seguir: Alecrim, Anis, Arnica, Artemísia, Bétula, Cânfora, Cedro, Cipreste, Erva-Doce, Sálvia Esclaréia, Hissopo, Hortelã-Pimenta, Jasmim, Manjericão, Manjerona, Mirra, Orégano, Poejo, Rosa, Tomilho e Zimbro.
A d’Arôme Cosméticos utiliza os óleos essenciais em proporções seguras e apropriadas, não sendo necessário nenhum acompanhamento especializado.


Bebês podem se beneficiar da Aromaterapia?

Sim, porém devem-se tomar cuidados especiais na concentração e nos tipos de óleos essenciais a serem usados. Existem alguns óleos contra-indicados para bebês e crianças. Lembre-se, os óleos essenciais são substâncias puras e concentradas, podendo causar irritação na pele sensível do bebê, sendo ideal o uso de uma linha especial para essa fase.


Quais produtos são indicados para bebês e crianças até 3 anos?

Uma maneira simples para o bebê se beneficiar da Aromaterapia é perfumar seu lençol e toalhas com o body SPA relaxante d’Arôme. A d’Arôme ainda não possui uma linha específica para bebês e crianças, mas existem planos para o lançamento da mesma.


Quais produtos são indicados para crianças a partir de 3 anos?

As crianças nesta idade podem se beneficiar com o uso do shower gel relaxante e o body SPA relaxante d’Arôme para perfumar lençóis, toalhas e o
ambiente.



História

A Aromaterapia faz parte da história da humanidade. O químico René Maurice Gateffossé (1930-1993) foi o primeiro a empregar o termo Aromaterapia. Após sofrer queimaduras durante o trabalho, descobriu acidentalmente o poder de cura e cicatrização do óleo essencial de lavanda em seu ferimento. A partir dessa descoberta, Gateffossé dedicou-se ao estudo profundo dos óleos essenciais ou óleos éteros para tratamento de diversos distúrbios orgânicos e emocionais.
Hoje, graças a Gateffossé, pesquisadores do mundo comprovam os benefícios dos óleos essenciais para a saúde do corpo e da mente.
Como funciona a Aromaterapia?


Os óleos essenciais possuem a capacidade de estimular a região cerebral responsável pelas memórias e emoções, denominado sistema límbico, cujo principal elemento é o hipotálamo, responsável por diversas atividades do organismo, como:
  • Regular o apetite.
  • Regular o sono.
  • Regular a temperatura corporal.
  • Regular o balanço de água no corpo.
  • Regular o comportamento emocional.
  • Regular o comportamento sexual.
Ao sentir um determinado aroma o sistema límbico é estimulado gerando uma resposta imediata ao corpo. Por exemplo: o óleo essencial de limão, ao ser inalado, estimula imediatamente as glândulas gustativas aumentando a salivação e também a acidez estomacal deixando uma leve sensação de “fome”. O famoso aroma de café pode trazer a sensação de bem-estar e aconchego. Já o cheiro de queimado desperta o corpo rapidamente, aumenta os batimentos cardíacos, acelera a respiração e dilata as pupilas, preparando o corpo para uma situação de emergência.
Assim funciona a Aromaterapia: cada óleo essencial possui o poder de relaxar, acalmar, excitar e energizar, além de trazer outros benefícios como cicatrização, alto poder anti-séptico, regenerador, hidratante, etc.
Os óleos essenciais são de grande ajuda em diversos aspectos ligados ao equilíbrio e à harmonia do corpo, melhorando estados de nervosismo, stress, ansiedade, medo, impaciência, irritabilidade, promovendo dessa maneira o relaxamento profundo do corpo e da mente, além de tratar a beleza da pele.

O que são óleos essenciais?

Óleos essenciais são substâncias aromáticas encontradas em diversas partes das plantas, como: pétalas, sementes, raízes secas, frescas ou fermentadas, folhas, resinas, madeiras ou cascas. Muitos consideram os óleos essenciais como “a alma da planta”. Para a obtenção de 1 litro de óleo essencial de lavanda são necessários 130kg de suas flores; no caso dos cítricos, 150kg de cascas da fruta. Para outros mais raros, como os de jasmim e de rosa, são utilizados de 3 a 5 toneladas de suas flores.

Qual a diferença entre fragrância sintética e óleo essencial?
As fragrâncias sintéticas, diferentemente dos óleos essenciais, são feitas em laboratório com a intenção de baratear o custo e aumentar a quantidade de produção. Elas podem oferecer uma sensação de bem estar momentânea, porém não servem para nenhum tipo de benefício terapêutico a longo prazo. Os óleos essenciais possuem o poder de estimular o sistema de memórias e emoções, sendo de grande ajuda no equilíbrio do corpo e da mente.


A Aromaterapia no decurso da história
O uso da Aromaterapia pelos seres humanos data de há pelo menos 7000 anos.
E já os antigos chineses, gregos, romanos e egípcios faziam uso de óleos aromáticos no seu quotidiano, para fins terapêuticos, estéticos e religiosos.

O Egipto
O físico egípcio Imhotep (no ano 6000 A.C), prescrevia o uso de óleos aromatizados para as massagens corporais, na preparação de cosméticos, para os banhos e para o processo de embalsamamento das múmias.

E Imhotep foi sem dúvida alguma, um aromaterapista e curandeiro de renome no mundo antigo, tendo consagrado parte da sua vida ao estudo das plantas medicinais e dos óleos essenciais. Dai que se diga, que a Aromaterapia nasceu no Egipto.

Os egípcios importavam igualmente óleos essenciais exóticos do Oriente e da Ásia Menor ex: óleo de mirra, incenso (para o processo da mumificação), cipreste e de madeira de cedro (que seriam posteriormente queimados nos templos e cerimónias religiosas).

E segundo reza a historia, também o túmulo do faraó Tutankhamon continha diversos potes de argila com vestígios de incenso, de mirra e de madeira de cedro.
Estes vestígios levam-nos ainda a concluir, que os óleos aromáticos eram muito importantes para os egípcios, tanto no seu quotidiano, como no processo de mumificação e no processo de "reincarnação dos faraós".
Dai que, o interesse dos antigos egípcios pela Aromaterapia e óleos essenciais no geral, conduziram-nos ao desenvolvimento deste comércio lucrativo, em conjugação com o comércio das especiarias e das plantas medicinais (esta informação encontra-se descrita em diversas placas de argila Egípcias, no actual Museu do Cairo).
E a Rainha Cleópatra terá também feito grande uso de óleos aromáticos raros, para fins de estética e nas suas tácticas de sedução ex. o óleo de rosas, de jasmim, etc.

A China
No ano 2000 A.C, surge na China o primeiro livro dedicado ao estudo das plantas medicinais e seu uso terapêutico (contendo cerca de 8000 fórmulas ou remédios feitos á base de plantas).
Este livro é conhecido pelo seu nome original de “Livro da Medicina Interna do Imperador Amarelo”.

A Bíblia
A Bíblia como livro sagrado, faz de igual modo diversas referências ao uso de óleos aromáticos e plantas medicinais para fins religiosos.

A Pérsia
Na Pérsia, o famoso físico e alquimista de nome Avicenna tornou-se conhecido no mundo antigo por ter aperfeiçoado o processo da destilação a vapor, que veio posteriormente a gerar os primeiros óleos essenciais.

A Grécia
No ano 469 A.C. na Grécia antiga, Hipócrates (ou o pai da medicina moderna) fez grande uso dos óleos aromáticos, de forma a "erradicar" a peste negra da cidade de Atenas.
Hipócrates para além de ter sido um aromaterapista de renome no seu tempo, era de igual modo conhecido por prescrever o uso e aplicação de óleos aromáticos em banhos e massagens, para fins terapêuticos.

Culpeper
Durante o século XVII, Nicholas Culpeper distinguiu-se dos seus contemporâneos por ter escrito diversas obras a respeito das propriedades medicinais de centenas de plantas, sendo encarado por muitos como o pioneiro da botânica moderna.

Gatefosse
No século XX (1928), o químico francês de nome René Maurice Gatefosse (pai da Aromaterapia moderna), redescobriu o potencial dos óleos essenciais e da Aromaterapia na perfumaria.
O fascínio do Gatefosse pela Aromaterapia e pelos óleos essenciais, surgiu no decurso dum acidente de trabalho no seu laboratório de perfumaria em França. Tendo queimado uma das mãos com gravidade, encontrou alivio imediato num frasco que continha óleo de alfazema.
Desconhecendo na altura as propriedades cicatrizantes deste óleo, Gatefosse pode verificar com algum assombro, que passados alguns dias não só a sua mão estava praticamente curada, como lhe havia deixado de doer, não existindo para o efeito vestígios de cicatrização.
Este episodio algo insólito, levou Gatefosse a dedicar-se com afinco ao estudo deste e de outros óleos essenciais, tendo em conta tanto as suas características aromáticas, as suas propriedades químicas como as suas qualidades medicinais.

Velnet
Durante o período da II Guerra Mundial, o uso dos óleos essenciais foi retomado pelo Dr. Jean Velnet (cirurgião do exercito francês), que se distinguiu na época por ter feito uso destes óleos no tratamento de feridas de guerra (utilizando-os como anti sépticos naturais).

As plantas medicinais e óleos essenciais puderam comprovar uma vez mais, a sua eficácia e importância em tempo de escassez de medicamentos, e em tempo de guerra.
E isto veio a originar nos anos seguintes, um interesse crescente por parte da indústria farmacêutica francesa e mundial,  pelo uso de óleos naturais para fins terapêuticos.

Madame Maury
Contudo, foi graças á Madame Marguerite Maury (Bioquímica francesa), que a Aromaterapia foi elevada aos pícaros da holistica e do esoterismo.

A Madame Maury foi conhecida em toda a França, por ter prescrito o uso dos óleos para uso externo, sendo uma das aromaterapistas mais conceituadas no período da II Guerra Mundial.
Esta deu ainda inicio
á combinação do uso dos óleos essenciais com produtos de beleza, para massagens e no tratamento da pele.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial